Nesta sexta-feira (25), dia D do Outubro Rosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Centro de Assistência à Mulher (CAM), realizaram atividades e serviços para assistidas pelos órgãos.
A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama. No auditório Edison Teixeira, um café da manhã trouxe palestra e bate-papo sobre a Saúde da Mulher, com a Enfermeira Obstetra, Hélia Valêska.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena, o Outubro Rosa é de extrema importância para a prevenção do câncer de mama. “Alguns podem perguntar – mas esse papel não é da área da Saúde? Não! Essa é uma campanha de todas as mulheres. Precisamos conscientizar as pessoas que esse mal pode acontecer com qualquer pessoa. Nosso papel é conscientizar e acompanhar as mulheres”, afirma.
O Centro de Assistência à Mulher (CAM) também realizou ações, com atendimentos de ginecologia e mastologia, realização de testes rápidos com equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), liberação de exames voltados à mastologia e uma manhã de beleza com equipe da Mary Kay para as pacientes em atendimento no CAM, encaminhadas das unidades básicas de saúde.
A campanha do Outubro Rosa é realizada pela gestão municipal e várias secretarias desenvolvem diversas atividades ao longo do mês. A proposta é conscientizar à população sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como a saúde da mulher, que são vítimas da grande maioria dos casos.
Durante todo o mês, as unidades de saúde estão realizando palestras acerca do tema, com grupos específicos. Os profissionais abordam assuntos que giram em torno da importância da prevenção.
O calendário prossegue com palestras nas unidades de saúde até o dia 31. O CAM está situado à Rua Marechal Rondon nº 530, ao lado da quadra poliesportiva do CEMPA.