O Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica – CETEPI, realizou no dia 1º de novembro a 2º Mostra de Astronomia, sob a orientação do Profº Mestre em Ensino de Astronomia, Manoel Pereira.
A mostra de Astronomia é o resultado das pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos, na matéria de Física, envolvendo os campos da Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Cosmologia.
Neste ano de 2019, para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua, houve exposições mostrando como a tecnologia desenvolvida para essa viagem está presente em nosso cotidiano, como por exemplo, em tecidos, óculos, computadores e equipamentos médicos. Os alunos também apresentaram fatos e curiosidades sobre o programa Apollo, desenvolvido pela NASA, com o objetivo de levar o homem à Lua ainda nos 60.
Além das exposições, houve oficina sobre lançamento de foguetes à água, ministrada pelos estudantes, realçando a importância de observar e estudar os fatores aerodinâmicos e o tipo de base usada para se obter bons resultados na hora de lançar os foguetes.
Antenados com as novas tecnologias, os alunos do curso de informática, mostraram o Sistema Solar, com seus planetas, luas e o Sol, usando a realidade aumentada com o auxílio de aplicativos.
Outro destaque na mostra de Astronomia, foi a exposição sobre as mulheres nas Ciências, em especial as mulheres brasileiras, como a bióloga Clara Queiroz, a paleontóloga Aline Ghilardi, a física Katemari Rosa, a divulgadora científica Tabata Bohlen e a pesquisadora e química Zélia Maria Ludwig, quebrando a tradição equivocada de apresentar as ciências como sendo algo que só é praticado por homens.
A 2º Mostra de Astronomia foi um evento aberto ao público, recebendo a visita de pais, professores e alunos das escolas públicas e privadas da cidade.