Em sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia reprovou o projeto de lei nº 024/2014 que instituiria a CIP (Contribuição da Iluminação Pública). O serviço previsto no projeto de lei “compreende o consumo de energia elétrica destinada à iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, além da instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública.”
Em uma sessão extremamente movimentada, estiveram presentes xx vereadores. O plenário da câmara foi tomado pela população, que se manifestou de forma pacífica e compreensiva. MST (Movimento Sem Terra), representantes do comércio, advogados, professores, entre outros seguimentos estiveram representados.
Votaram pela aprovação do projeto vereadores: Marcos Costa, Henriqueta Cardeal e Cacau. Deram voto contrário: Edvaldo Nascimento, Pedro Paulo, Kinho, Edmo Oliveira, Milton Lisboa e Geraldo Xavier. Seguindo o regimento, o presidente Valdo Sandes não proferiu seu voto, porém, após o encerramento da votação, discursou e colocou-se contra o projeto.
Segundo o vereador Kinho a derrubada do projeto do executivo “foi uma derrota para o Prefeito Lula Cabeleira”. A votação se deu de forma aberta, ou seja, cada vereador proferiu seu voto de forma individual. Alguns preferiram, inclusive, anunciar seu voto na tribuna. “Se essa taxa de iluminação pública for uma doença, o remédio é o vereador Geraldo Xavier”, disse o edil ao anunciar seu voto contrário.
A notícia da derrubada do projeto se espalhou instantaneamente, causando uma grande euforia na população, no sentido de que a grande maioria dos moradores serem contra a volta da taxa. A câmara delmirense é muito questionada por algumas vezes ir de encontro à vontade popular, todavia, nesse caso, os delmirenses aplaudiram exaustivamente os vereadores.
Ainda não se sabe como o executivo vai reagir a derrubada, ainda não houve nenhum tipo de pronunciamento do prefeito, ou de algum representante do executivo, o que se espera é que a prefeitura se manifeste ou publique alguma nota através da imprensa.
Veja o resumo do momento da votação:
Fotos: [nggallery id=3199]
Fonte: Radar 89