A secretaria municipal de saúde de Paulo Afonso vem se reportar ao caso do paciente Anderson Araújo Sandes Oliveira, o qual vinculou um vídeo nas redes sociais direcionado aos governantes e ao secretário de saúde municipal, falando de uma suposta negligência sobre o desfecho do seu caso.
Assim informamos que o senhor Anderson, um jovem de 34 anos, residente do município Paulo Afonso foi vítima de uma colisão entre moto e carro no dia 13 de fevereiro de 2020, deu entrada na urgência do Hospital Nair Alves de Souza, onde foi atendido pelo ortopedista de plantão que solicitou exames laboratoriais e radiografia do membro inferior direito, o mesmo foi internado na clínica cirúrgica no dia 15 de fevereiro de 2020.
Após a internação onde o quadro do paciente foi considerado eletivo, passou a ser de responsabilidade da prefeitura municipal de Paulo Afonso a resolução para deste. No dia 17 de fevereiro de 2020 foi realizada a avaliação do quadro clínico pelo ortopedista vinculado a secretaria municipal de saúde, onde foi estabelecido que o mesmo poderia aguardar a realização da cirurgia em Paulo Afonso. Porém o mesmo permaneceu internado para controle da diabetes e para avaliação do edema (inchaço) do membro afetado.
No dia 18 de fevereiro de 2020 as 00:42 o mesmo foi inserido no sistema de regulação interestadual pela equipe do HNAS, com a justificativa de uma possível demora em realização da cirurgia em Paulo Afonso. Porém vale ressaltar um pouco da história recente, até dezembro as cirurgias eletivas ortopédicas estavam suspensa. Com a passagem da responsabilidade da realização das cirurgias ortopédicas para a secretaria municipal de saúde, existia uma lista de espera cerca de 90 pacientes aguardando, alguns desde outubro 2019. Foram realizadas duas ações prioritárias: uma ação de reavaliação dos pacientes e outra de intensificação das cirurgias ortopédicas em janeiro e fevereiro, onde ocorreu cerca de 46 cirurgias até a data de ontem. Logo o prazo para realização de cirurgias ortopédicas eletivas no HNAS pela equipe de ortopedia contratada pela secretaria municipal de saúde ocorre em torno de um mês. Ou seja, o paciente da entrada na lista de espera até a sua saída passa em torno de um mês aguardando.
Ressaltamos que em nenhum momento a cirurgia deste paciente foi agendada para o dia 18 de fevereiro de 2020, e que ocorreram neste dia 06 cirurgias ortopédicas, consideradas de médio e grande porte pela equipe da secretaria municipal de saúde, que não havia programado a cirurgia deste senhor.
Devido ao quadro deste paciente a cirurgia do mesmo será agendada o mais breve possível.