Os campeonatos nacionais, regionais e maior parte dos estaduais foram suspensos. A Libertadores e a Copa Sul-Americana, também. Até mesmo a Copa América, a Eurocopa e as Eliminatórias para o Mundial de 2022 ganharam novas datas. Tudo devido à pandemia do novo Coronavírus.
Sem o futebol, os clubes foram em busca de uma solução para manter contato com seus torcedores: começaram a promover ações para interagir com os seguidores. Na Série A, elas vão desde passatempos a instruções sobre o Covid-19.
Com a população em meio a um estado de “quarentena”, uma vez que a recomendação é se manter em casa para evitar o aumento do contágio, Ceará, Sport e Fortaleza investiram em soluções criativas. As equipes utilizaram as redes sociais para divulgar jogos e passatempos para a torcida.
Primeiro a investir na iniciativa, o Fortaleza disponibilizou um arquivo no formato PNG do mascote Juba, para que ele pudesse ser “levado para qualquer lugar”, mesmo estando em casa no período de pandemia. E as montagens renderam imagens do leão seguindo as recomendações, carregando torcedor e até mesmo participando das pesquisas para desenvolvimento da vacina contra o Covid-19.
Poucas horas depois, foi a vez do Ceará. O clube escolheu lançar o #DesafioAlvinegro, publicando a imagem de uma tatuagem, para que os torcedores e as torcedoras pudessem tentar adivinhar quem era o jogador na foto. Terminou ficando fácil, porque acertaram rápido e o Vozão prometeu lançar mais um.
O Sport seguiu um caminho semelhante ao do Alvinegro, publicando a hashtag: #PassatempoDoLeão. Primeiro, fez um jogo de palavras cruzadas sobre curiosidades do Leão, para os torcedores em quarentena. Como neste período as escolas também suspenderam as aulas, o clube ainda disponibilizou uma coleção de desenhos para colorir, com o objetivo de distrair as crianças em casa.
O Athletico, ao invés de jogos, investiu em histórias. O Furacão utilizou o site oficial para contar sobre a única vez, em quase 96 anos desde a fundação do clube, que o futebol parou. O episódio aconteceu durante a Revolução de 1930, quando o Campeonato Paranaense ficou três meses suspenso devido ao momento da política nacional. Naquela época, iniciava-se o Estado Novo, após um golpe impedir a posse de Júlio Prestes e levar Getúlio Vargas ao poder.
Para acabar com a saudade neste período sem jogos, o Palmeiras ainda chegou a compartilhar um Top 5 com os vídeos mais assistidos na TV do clube. Mas a maior parte das equipes da elite do Brasileiro de 2020 escolheu adotar um tom mais sério, divulgar instruções e dicas de prevenção para a torcida.
Caso de clubes como o Flamengo, que fez um passo a passo ensinando como funciona o processo de higienização das mãos. Além de Corinthians, São Paulo, Fluminense, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Internacional, Coritiba e RB Bragantino, que fizeram postagens de conscientização e medidas preventivas.
No Goiás, a divulgação ficou por conta de um pronunciamento dos atletas, que se uniram para dizer que não entrariam em campo pelo Estadual, independentemente da decisão da Federação local. O Grêmio pronunciou-se apenas em nota oficial, sobre o funcionamento do clube, e o Santos em relação ao adiamento da partida pela Libertadores, contra o Olímpia.