No último dia 6 de março, moradores de Paulo Afonso e região, viajaram à cidade de Souza, na Paraíba, para trabalharem nas obras de uma barragem.
Os empregos foram agenciados por um morador do BTN, Diego Freitas da Silva, 31 anos, que organizou além do contrato com a empresa, a hospedagem dos trabalhadores.
Contudo, para surpresa dos trabalhadores, a realidade apresentada na chegada foi bem diferente da apresentada pelo agenciador Diego.
Não havia emprego e no local onde eles ficaram hospedados não havia água, colchões, armários ou qualquer coisa que pudesse garantir o mínimo de dignidade aos trabalhadores.
Confira alguns dos depoimentos dos trabalhadores:
“Estamos aqui nessa situação. Tem uma galera tudo de Paulo Afonso e nós estamos aqui sem água, sem colchão, sem armário, sem nada…”
“Esse pessoal da foto da noite aí, foi que ficou jogado, não tinha colchão, não tinha nada para dormir e esse descaso, o pessoal dormiu tudo no chão.”
A nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com Diego Freitas da Silva, mas infelizmente não fomos atendidos.
Em uma rápida pesquisa pela internet, apuramos que o agenciador Diego, foi preso há dois anos na cidade de Imperatriz/MA tentando aplicar um golpe nos trabalhadores daquela cidade, prometendo emprego na construção de outra barragem na cidade de Mariana/MG, na ocasião ele ficou preso sob a acusação de estelionato.
Confira a situação dos trabalhadores neste vídeo: