O vereador petista, Luiz Carlos Suica, esteve na manhã desta segunda-feira (9) no programa Balanço Geral com Raimundo Varela para criticar a prática de aprovação automática nas escolas públicas.
Suica afirma que a lei de Diretrizes Básicas de Ensino diz que a responsabilidade do ensino é da prefeitura e do governo, sendo os primeiros nove anos, do município. “Então pega-se um artigo dessa lei e aplica-se para não reprovar o aluno. A gente chama isso de Progressão Continuada, o aluno chega na escola pública sem aprender a ler, sem compreensão e precisamos que as escolas tenham disciplinas, só passar quem souber”, explica.
O vereador argumenta que a prática desvaloriza o trabalho do professor, pois aprova um aluno que não aprendeu nada, apenas para dar uma ‘satisfação’. “Acredito que a educação é um conjunto de coisas, pais, alunos, professores e estado”.
O petista afirma que a prefeitura precisa acabar com esse decreto, para que os alunos só passem se tiver condições. O apresentador Raimundo Varela aproveitou a oportunidade para dizer que o Brasil até hoje não teve nenhum governo capaz de prover educação. “Por exemplo, na Bahia, você não tem um município com analfabetismo zero”, concluiu o comunicador.
Suica disse ainda que não importa se você faz mais investimentos na estrutura da educação se você não valoriza o professor no seu trabalho. “Não é só merenda, a gente precisa fazer o aluno entender que a educação é o caminho, o único caminho. Entendemos que essa progressão continuada só serve para evitar evasão, mas você acaba formando pessoas sem nenhuma condição”, encerrou o vereador.
Fonte: Varela Notícias