Anitta bate boca com deputado federal sobre direitos autorais na web

Nem só de paz e tranquilidade vive o cidadão durante o isolamento social, prova disso é a cantora Anitta, que além de estar atribulada com a produção do seu novo programa para o Multishow, arranjou um tempo para discutir nas redes sociais.

A funkeira promoveu uma live com o deputado Felipe Carreras (PB-PE) para falar sobre uma medida provisória proposta por ele, que prevê o cancelamento de serviços e de eventos dos setores de turismo e cultural devido à pandemia do novo coronavírus.

A proposta mexe diretamente na cobrança de direitos autorais em eventos públicos e privados, fazendo com que os compositores saiam prejudicados.

Na lei atual, os empresários de eventos é que arcam com o valor dos direitos autorais, transferindo 10% da bilheteria para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A ideia de Carreras é diminuir o repasse para 5% sobre o valor do cachê dos artistas.

A conversa entre os dois durou aproximadamente 50 minutos e foi cheia de alfinetadas da Poderosa, enquanto o deputado afirmava estar do lado dos artistas.

“Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado. Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus… Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz muito… Que não é o momento”, disse a cantora.

A live foi encerrada de forma repentina, após a funkeira perceber que não conseguiria conversar com o deputado e expor a sua visão da mudança.

“Para mim, só é diálogo quando a gente tem a opção antes de a coisa ser feita. Se a gente não tivesse sempre fiscalizando e vendo o que tá rolando, a gente não ia ter a oportunidade de lutar para reivindicar isso”.