O prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) abriu, na manhã desta quinta-feira (16/04), a IV Conferência Territorial do Idoso em Paulo Afonso (CMI). Com o Tema: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa- Por um Brasil de Todas as Idades”, o evento está sendo realizado no auditório do Memorial CHESF e tem o objetivo de discutir propostas para implantar e implementar políticas voltadas para a pessoa idosa, bem como sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre sua participação ativa no meio social.
O chefe do executivo falou da importância do momento de avaliação da rede de proteção ao idoso e se comprometeu, dentro das possibilidades do Governo Municipal, a dar encaminhamento às políticas públicas propostas durante o evento. Temos avançado muito na garantia dos direitos do cidadão e vamos continuar trabalhando para ser referência de qualidade de vida da terceira idade na região, afirmou.
A primeira dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social Ana Clara Moreira, por orientação médica não estar participando da Conferência, mas, mandou um recado: “a conferência é um momento de reconhecimento de direitos e valores onde promover o empoderamento da pessoa idosa é o principal objetivo”.
Estão participando da discussão membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, representantes governamentais, integrantes de grupos organizados, convidados e ouvintes. “Este é um momento rico de trocas de experiências. Envelhecimento é troca de geração. É muito positivo o fato de Paulo Afonso estar acordado para o idoso, que são pessoas como as de qualquer outra idade, com defeitos, direitos e deveres”, opinou o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra.
A IV Conferência Territorial do Direito da Pessoa Idosa é realizado pelo CMDI – Conselho Municipal do Direito do Idoso, presidido por Danilson Fortes, com apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso protagonizado pela Secretaria de Assistência Social.
Ainda sobre o evento, Danilson Fortes informou que a programação se estende ao longo do dia, tendo o seu encerramento as 17hs com aprovação do estatuto da conferência e escolha dos delegados que irão representar Paulo Afonso na Conferência Estadual, que acontecerá em junho na cidade de Salvador.
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso funciona na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Marechal Rondon e foi criado por Lei Municipal com a finalidade de elaborar, acompanhar e monitorar as ações e os projetos relacionados às pessoas idosas do nosso município.
O evento também estar sendo prestigiado pelos secretários municipais Jânio Soares, Junior Benzota de Carvalho, Alexei Vinícius e os vereadores Marconi Daniel (PV) e Regivaldo Coriolano da Silva (PCdoB).
Por Luiz Brito 3.913 DRT/BA / Agecom