Dois homens envolvidos no desvio de uma carga de farelo de soja, avaliada em R$ 100 mil, foram presos, na manhã desta quarta-feira (30), durante uma operação conjunta das polícias Civil e Rodoviária Federal (PRF). A carga foi recuperada e uma carreta, pertencente ao receptador da carga, também foi apreendida.
O delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga), informou que o motorista carregou o caminhão bi-trem, na cidade de Barreiras, com destino a Salvador. Ele e o receptador, que ficou com 80 por cento da carga, combinaram de tombar o caminhão e simular um saque.
No entanto, o motorista desistiu de simular o acidente e resolveu abandonar a bi-trem num posto de combustíveis, na cidade de Tucano, e seguiu de táxi para a cidade de Santo Estêvão, onde registraria uma falsa queixa de roubo. Os policiais desconfiaram da versão apresentada e fizeram contato com a Decarga, que por sua vez, já acompanhava o caso junto à equipe da DT de Luís Eduardo Magalhães.
Com o apoio da PRF, a carreta foi apreendida em Tucano e no decorrer da investigação, o motorista revelou ainda o endereço do receptador, que acabou preso em casa, na cidade de Barreiras, com o restante da carga de farelo dentro de sua própria carreta Bi-Trem.
O veículo encontrado ali possui suspeita de adulteração no chassi. O receptador já era investigado por roubo de carga na região oeste e responderá pelos crimes de receptação e organização criminosa. O motorista também ficará à disposição da Justiça.