Os problemas com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) parecem não ter fim, a ponto do vereador José Manoel Braz (Bezeca) da cidade de Glória-BA, sugerir a todos os moradores do município, o não pagamento da fatura como forma de protesto.
A sugestão foi dada durante a sessão legislativa da terça-feira (16) e apoiada por seus colegas. Há algum tempo a câmara de Glória vem tentando diminuir ou acabar com a taxa de esgoto que é cobrada na sede, entretanto, a EMBASA vem resistindo em dar explicações concretas sobre suas ações. Em um tom rígido, Manoel Braz solicitou uma parte durante o discurso do vereador Nido de Doutor e foi categórico:
“O município precisa tomar uma providência, terceirizar a EMBASA, se havia possibilidade de fazer isso e outra coisa também, como Glória é uma cidade pequena se a gente poderia fazer um protesto com a conta da EMBASA, a cidade toda, tipo um protesto, de um mês, só pra ver que não estamos brincando, porque se a cidade toda não pagar, eles vão pensar duas vezes”.finalizou Bezeca.
Desde quando foi instalado o sistema de tratamento de esgoto na cidade de Glória, a EMBASA passou a cobrar uma taxa de 80% em cima do valor da água consumida, sob a prerrogativa de ser um decreto do estado da Bahia essa cobrança sobre todos os municípios onde se tem o tratamento de esgoto. A câmara de Glória, no entanto discorda desse valor e desde então vem marcando reuniões e acompanhando o desfecho desse mesmo assunto em Paulo Afonso-BA na tentativa de baixar o valor da taxa.
O portal tentou contato com o escritório da EMBASA em Paulo Afonso para ouvir a posição da empresa, mas o telefone passado simplesmente chama e não atendem, aliás, esse é outro problema antigo da EMBASA.