Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, deflagrada desde a madrugada desta quinta-feira (9), resultou na prisão de 11 pessoas e na apreensão várias armas de fogo e munições, nos municípios de Água Branca e Pariconha. A ação foi desencadeada com o objetivo de combater a criminalidade na região.
Os presos foram identificados como José Cícero Nascimento, 22; Francisco dos Santos, 20; Givado José da Silva, 49; Pedro Alves Machado, 59; Euclides Paulo dos Santos, 65; Ivanildo de Jesus, 40; Edmilson Barbosa Pinto, 43; Wanderson Conceição do Nascimento, 22; Marcia Lima dos Santos, 30; Manoel Pereira, 23; e Maria José de Jesus, 66.
Com eles foram encontradas nove armas de fogo, sendo cinco espingardas de fabricação caseira e dois revólveres dos calibres 38 e 32, além de diversas munições e uma quantidade de crack e maconha. Todos foram levados para a Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), sediada em Delmiro Gouveia.
Os presos são acusados de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubos. As prisões foram realizadas em cumprimentos a 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Rômulo Vasconcelos, titular da comarca de Água Branca.
A ação contou com a participação de agentes policiais civis da 1ª-DRP e das delegacias distritais, além de militares dos grupamentos da região, Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e Rádio Patrulha (RP), todos pertencentes ao 9º Batalhão.
A operação foi coordenada pelo delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da 1ª-DRP, e tenente-coronel Joaz Fontes, comandante do 9º-BPM. Os dois também são coordenadores da 24ª Área Integrada de Segurança Pública.
Os trabalhos policiais foram acompanhados pelo secretário de defesa social e ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Lima Júnior; chefe do Comando de Policiamento de Área do Interior (CPAI-1), tenente-coronel Walter do Valle; diretor-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; e diretora de polícia judiciária da área 1, delegada Ana Luiza Nogueira.