Aos 28 anos de idade, o lutador de Jiu-Jitsu, Neilson Gomes Sandes de Araújo, natural de Paulo Afonso/BA, em entrevista ao Colégio Sete de Setembro, o lutador falou sobre o seu amor pelas artes marciais, sua carreira e de sua participação no The Ultimate Fighter Brasil (TUF Brasil), o Reality Show promovido pelo UFC e a Rede Globo. O baiano foi eliminado do programa após lesionar um dos joelhos, fato que o impediu de lutar nas demais etapas da competição.
{relacionadas}Atualmente, Neilson mora em Salvador/BA, mas esteve em sua cidade natal a convite do professor de Jiu-Jitsu, Cleomar Santos, para conhecer o projeto Educando Pelo Esporte do Colégio Sete.
Colégio Sete – Neilson, desde quando você pratica esporte?
Neilson Gomes – Desde muito cedo, comecei aos 8 anos de idade.
CS – Por que optou pelo Jiu-Jitsu?
NG – No começo, pra me acalmar e gastar energia (rsrsrsr), depois por amor ao esporte e pela a eficiência da modalidade.
CS – Com qual frequência você treina?
NG – Treino várias modalidades, 3 vezes ao dia, de segunda a sábado.
CS – Você só participa de campeonatos ou também dá aulas?
NG – Hoje, eu só me dedico aos campeonatos, gosto de dizer que sou mais lutador do que professor (rsrs).
CS – Fale sobre sua participação no TUF Brasil 2013.
NG – Eu vejo minha participação no programa (TUF) como um sonho que eu alimentei por muitos anos até conseguir realizá-lo. Uma experiência que mudou minha vida, onde ganhei visibilidade, oportunidades e condições de realizar outros sonhos.
CS – Como você analisa o projeto de Jiu-Jitsu desenvolvido pelo Colégio Sete de Setembro?
NG – Uma excelente iniciativa, um bonito trabalho do colégio realizado com as crianças. O Jiu-Jitsu prega o respeito e a disciplina, além de ser um ótimo esporte para saúde e lazer. Estão de parabéns, que sirva de exemplo pra outras instituições, pois precisamos de mais iniciativas como essa.
CS – O que você tem a dizer às crianças e aos adolescentes do projeto?
NG – Que aproveitem essa oportunidade que o colégio esta dando de praticar um esporte tão legal como o Jiu-Jitsu. Que aprendam a filosofia do esporte que é o respeito ao próximo, e que lutem pelo o sonho que têm.