Nesta quarta-feira (26), além da maior Superlua de 2021, também chamada de “lua de sangue”, o céu ainda será iluminado por um eclipse lunar total. A ‘superlua’ ocorre quando a Lua está próxima de seu perigeu, ponto de sua órbita mais perto da Terra.
A primeira Superlua foi observada no último dia 26 de abril em todo o mundo. O evento consiste no aparecimento da Lua Cheia atrelado durante o perigeu – momento em que a Lua está mais próxima da órbita da Terra.
Conforme o Observatório Nacional, o eclipse parcial começa às 6h44, no horário de Brasília. A fase da umbra, em que sombra do Sol começa a ser observada na Lua tem início às 7h44. O satélite estará na fase total máxima de 8h11 até as 8h25. A fase parcial segue até às 9h52 e encerra às 10h49.
Por outro lado, ele não poderá ser visto no céu do Ceará e nem no extremo Nordeste. Ele será visível de forma parcial apenas na região Sul e em parte das regiões Norte e Centro-Oeste do país a partir das 6h45 (horário de Brasília).
Fora do Brasil, a fase total do eclipse terá cerca de 15 minutos, tendo como melhores lugares de visualização a Austrália, parte oeste dos Estados Unidos e da América do Sul e oeste da Ásia.
O fenômeno é registrado quando a sombra da Terra cobre total ou parcialmente a Lua. Astro-Rei e satélite natural ficam em lados opostos, possibilitando a visibilidade a olho nu.