A partir desta terça-feira, 1º de outubro, a conta de energia elétrica dos consumidores ficará mais cara, com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto no sistema de tarifação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa medida, o custo por cada 100 quilowatts-hora consumidos sobe de R$ 4,463 para R$ 7,877.
Esse reajuste foi anunciado na última sexta-feira (27) pela Aneel, motivado pelos baixos níveis dos reservatórios e pelo aumento do preço da energia no mercado, o que impacta o custo de produção e distribuição da energia contratada.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado em 2015 e utiliza as cores verde, amarelo e vermelho, organizadas em patamares 1 e 2, para sinalizar os custos da geração de energia. Durante vários meses deste ano, a bandeira verde patamar 1, sem custos adicionais, esteve vigente, mas em setembro a bandeira vermelha patamar 1 entrou em vigor. Agora, o patamar 2, ainda mais caro, foi ativado.
Segundo a Aneel, as bandeiras tarifárias visam tornar a cobrança mais transparente para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), permitindo ajustes no consumo de acordo com o custo da energia.