Abastecimento de água em Paulo Afonso e Santa Brígida está garantido para os próximos 20 anos, afirma Embasa

Embasa investe R$ 91,5 milhões para ampliar abastecimento de água em Paulo Afonso e Santa Brígida.

Imagem: Reprodução/EMBASA

A Embasa finalizou em julho uma série de melhorias no sistema de abastecimento de água para Paulo Afonso e Santa Brígida, após investir R$ 91,5 milhões. Esse investimento elevou em 54% a capacidade do sistema, o que beneficiou áreas que sofriam com frequentes faltas de água, como os bairros Siriema, Riacho da Morena e Tancredo Neves, em Paulo Afonso.

As obras incluíram a ampliação da estação de tratamento do BTN, com novos módulos e grandes reservatórios, além de uma estação elevatória flutuante no rio São Francisco. O sistema também ganhou três novas estações de bombeamento e mais de 70 mil metros de rede de distribuição.

O gerente regional Francisco Júnior comentou que o aumento da infraestrutura é suficiente para atender a demanda da população nos próximos 20 anos. Moradores de regiões beneficiadas, como Marcos Dantas, do bairro Tancredo Neves II, relataram melhora no abastecimento, que agora ocorre quase que continuamente.

“Essa ampliação nos permitiu melhorar o abastecimento em áreas onde já estávamos tendo dificuldade para atender, em Paulo Afonso, porque houve o surgimento de um número significativo de novos domicílios nos últimos 10 anos no município. O sistema também foi ampliado para atender o crescimento de Paulo Afonso e Santa Brígida pelos próximos 20 anos”, afirmou Francisco Júnior.

O sistema de abastecimento fornece atualmente 605 litros por segundo em Paulo Afonso e 33 litros por segundo em Santa Brígida, abrangendo um total de 42.506 domicílios.