O Aeroporto de Paulo Afonso, localizado na Bahia, está incluído na primeira fase do “Programa AmpliAR”. A iniciativa prevê o investimento de R$ 3,4 bilhões em 51 aeroportos regionais, que serão leiloados a partir de 2025. Esses aeroportos foram organizados em 11 blocos, que serão ofertados ao mercado.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, esses terminais regionais movimentaram aproximadamente 800 mil passageiros em 2023, representando cerca de 1% da aviação doméstica no Brasil.
O cronograma do programa prevê reuniões bilaterais e roadshows em novembro de 2024. Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, será aberta uma consulta pública, seguida da publicação do edital para o processo competitivo simplificado entre janeiro e março de 2025. A sessão de abertura das propostas está agendada para abril de 2025, com a celebração do aditivo contratual no primeiro semestre do mesmo ano.
No Bloco Nordeste, além de Paulo Afonso, estão incluídos os aeroportos de Guanambi e Lençóis (BA), Barreirinhas (MA), Araripina, Garanhuns e Serra Talhada (PE), e São Raimundo Nonato (PI).