Alerta de segurança: entenda o golpe do 0800 e como se proteger

Golpes do 0800 crescem! Em 2023, criminosos usam técnicas de engenharia social para roubar via falsas centrais bancárias.

golpe do 0800

O aumento espantoso de golpes digitais, que chegou a alcançar 35% no último ano, tem trazido preocupações ainda maiores para as pessoas, principalmente quando o assunto gira em torno de instituições financeiras. Em meio a tantas formas criativas que criminosos encontram para aplicar golpes, surge agora uma nova ameaça: o famoso golpe do 0800.

Este golpe, também chamado de “golpe da falsa central”, acontece quando bandidos se fazem passar por funcionários de bancos e, por telefone, tentam fazer as vítimas transferirem dinheiro ou fornecerem informações confidenciais. A abordagem começa com uma mensagem SMS suspeita sobre uma grande transação semelhante aos avisos legítimos enviados após compras com cartão de crédito. Essa mensagem, contudo, orienta o consumidor a contatar uma central de atendimento 0800 fraudulenta.

Como Funciona o Golpe

Ao entrar em contato com o número falso, os estelionatários, fingindo ser atendentes, solicitam dados pessoais e financeiros. Eles se aproveitam de técnicas de engenharia social para manipular as vítimas fazendo-as acreditar na necessidade de fornecer tais informações sob pretexto de resolver questões financeiras ou de segurança.

Além disso, os criminosos às vezes utilizam desculpas como a expiração de milhas ou pontos do cartão de crédito para enganar as pessoas e fazer com que entrem em contato com a central fraudulenta. Nesses casos, até links de sites falsos podem ser enviados para coletar dados bancários das vítimas.

Proteja-se do Golpe

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a principal recomendação é desconfiar de qualquer número de 0800 recebido por SMS e sempre utilizar os canais oficiais de sua instituição financeira para qualquer contato. Isso foi ratificado pelo diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também esclareceu que os bancos podem até fazer ligações para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedirão dados sensíveis ou solicitarão que você faça transferências bancárias como forma de “resolução de problemas”.

O alerta é claro: sempre que surgirem dúvidas quanto a transações ou mensagens recebidas, o correntista deve procurar seu gerente ou os canais de atendimento oficiais do banco, evitando assim cair nas armadilhas de criminosos virtuais que estão sempre à espreita de novas vítimas. Esteja alerta e proteja suas informações financeiras com cautela.