A cidade de Alagoinhas, na Bahia, está em alerta: um caso de meningite bacteriana foi confirmado. A informação, divulgada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), ressalta a importância da prevenção e do cuidado.
Detalhes do caso atual
Uma mulher de 24 anos, moradora de Alagoinhas, está internada no Hospital Regional Dantas Bião (HRDB) após ser diagnosticada com meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis. As equipes de saúde já tomaram medidas de isolamento e estão acompanhando pessoas que tiveram contato com ela, garantindo a segurança e o tratamento adequado.
Meningite é a inflamação das meninges, as camadas protetoras do nosso cérebro e medula espinhal. A versão bacteriana, em particular, é transmitida quando uma pessoa infectada tosse, fala, espirra ou beija alguém. É uma doença grave, mas pode ser prevenida.
A Importância da vacinação
A melhor forma de se proteger contra a meningite é através das vacinas. O SUS disponibiliza três tipos delas:
- Vacina meningocócica C: Específica contra a meningite do tipo C.
- Vacina pneumocócica 10-valente: Protege contra diversas doenças, incluindo a meningite.
- Pentavalente: Amplamente protetora, age contra várias doenças, incluindo a meningite.
Olhando para os números
Este ano, até 8 de agosto, já foram 251 casos de meningite registrados, sendo 47 fatais. No mesmo período do ano passado, os números foram semelhantes: 253 casos e 48 mortes. Estes dados mostram a relevância da vacinação e de estar sempre informado.