A Americanas anunciou que venderá seu jato Phenom 300, modelo EMB-505, fabricado pela Embraer em 2014, como parte de seus esforços para reparar judicialmente sua dívida bilionária e se reestabelecer no mercado. O atual valor estimado da aeronave é de 9,45 milhões de dólares, e ela comporta dois pilotos e até nove passageiros.
Segundo a Embraer, o Phenom 300 pode voar a 45 mil pés (equivalente a 13.716 metros de altura), graças aos seus dois motores do modelo Pratt & Whitney Canada PW535E1. O avião pode alcançar até 847 quilômetros por hora. A fabricante já vendeu mais de 640 aeronaves dessa linha.
A Americanas atualmente tem uma dívida de R$ 43 bilhões, muito maior do que os cerca de R$ 20 bilhões reportados pela empresa como dívida bruta no balanço do terceiro trimestre de 2022. A empresa entregou seu plano de recuperação judicial à Justiça do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20), que inclui a venda de uma série de ativos, como a unidade de negócios Hortifruti Natural da Terra e a participação da Companhia no Grupo Uni.Co.
A venda do jato Phenom 300 é parte dessas iniciativas, que podem ajudar a Americanas a reduzir sua dívida e se reorganizar financeiramente. A aeronave tem um valor considerável e é vista como um ativo valioso que pode ajudar a empresa em sua recuperação.