Android 14 poderá transformar seu celular em uma webcam

O lançamento do Android 14 ainda não aconteceu, no entanto, os rumores sobre o próximo sistema operacional Google não param de aumentar. Dessa vez, foram encontrados sinais de que a próxima atualização terá a opção para que os clientes usem o celular como uma webcam para o computador.

A ligação entre celular e computador deverá ser feita pelo USB Video Class (UVC). A inovação dispensaria o uso de aparelhos específicos e teria uma grande compatibilidade.

A Apple já disponibiliza uma opção para tornar o iPhone em uma webcam, denominada Câmera de Continuidade — lançada no iOS 16. A alternativa da Apple, porém, só funciona com os produtos da Apple. Ou seja, apenas os aparelhos Mac podem usar o recurso.

Existem diversos aplicativos de terceiros na Google Play Store que permitem a utilização do smartphone Android como webcam no computador – tanto gratuitos quanto pagos. Com uma opção original para isso no Android 14, os usuários dispensariam o uso de aplicativos de outras empresas.

O recurso foi apresentado pelo jornalista de tecnologia Mishael Rahman e divulgado no Twitter. Rahman percebeu a presença de termos como “DeviceAsWebcam” (dispositivo como webcam, em português) no código aberto para desenvolvedores do sistema do Google.

Ainda não há dados específicos sobre como funcionaria a ferramenta. O “DeviceAsWebcam” é, provavelmente, um serviço que transmite vídeos do smartphone para o computador através da conexão USB. Isso significa que o Google ou outros produtores teriam que acrescentar um programa específico ou incluir a funcionalidade no aplicativo de câmera convencional para que funcionasse de forma adequada.

Também não há previsão oficial para o lançamento do Android 14. A primeira versão beta do sistema deve ser apresentada no evento anual Google I/O, que ocorrerá no próximo mês de maio. As novidades esperadas para o Android incluem novas opções de personalização no Material You, mais recursos de privacidade, fim do Android Beam e suporte à conexão via satélite.