Embora o WhatsApp não permita o uso da mesma conta em dois celulares ao mesmo tempo, é possível burlar essa restrição com um truque simples, que requer dois smartphones com sistema operacional Android e uma tela de pelo menos 600 DPI, que fará com que um dos dispositivos seja reconhecido como um tablet.
É importante lembrar que essa solução não é oficial e, antes de ativá-la, é recomendado fechar o aplicativo e selecionar a opção “Forçar Parada” para evitar problemas de incompatibilidade.
Para realizar o truque, o usuário deve acessar as opções do desenvolvedor no Android, em “Configurações”, “Sobre o telefone”, “Informações do software” e “Build number” para habilitar a configuração. Em seguida, é necessário ajustar a largura mínima para 600 para que o truque funcione.
No dispositivo secundário, é preciso instalar o aplicativo do WhatsApp e solicitar um código QR Code disponível no dispositivo principal. Depois, no aparelho principal, basta abrir o WhatsApp, clicar em “Configurações”, “Dispositivos vinculados” e “Vincular um dispositivo” para ler o código exibido no dispositivo secundário. A sincronização das mensagens acontecerá automaticamente.
Durante a sincronização, é necessário restaurar o valor original da largura mínima no dispositivo secundário para que o WhatsApp funcione como se estivesse no dispositivo padrão. Feito isso, os dois dispositivos funcionarão simultaneamente.
É importante destacar que essa solução não oficial é viável, mas a Meta, empresa proprietária do WhatsApp, está trabalhando em um “modo companheiro” que permitirá o uso da mesma conta em dois dispositivos sem restrições. A função já está disponível em versão beta para algumas pessoas, mas ainda não há previsão de lançamento para todos.