Num duelo que terminou empatado, com 2 × 2 no tempo regulamentar e 3 × 3 nos acréscimos, Messi finalmente teve seu momento de glória e conseguiu erguer uma taça de Copa do Mundo pela Argentina. Na série de cobranças de pênaltis, ficou em 4×3, com todos os chutes dos sul-americanos acertando o alvo. A Argentina é tricampeã mundial após a conquista.
Primeiro tempo
2 a 0, fora o show. O primeiro tempo mostrou o domínio argentino sobre a França. A França, que estava perdendo, não conseguiu finalizar nenhuma jogada nos 52 minutos iniciais, incluindo os sete minutos de acréscimo.
Primeiro gol:
É dele!!!! Lionel Messi, de pênalti, abre o placar na grande final! #CopadoMundoFIFA! pic.twitter.com/8fCIeCGthd
— Copa do Mundo FIFA ? (@fifaworldcup_pt) December 18, 2022
Os números iniciais da etapa seguinte comprovam a impressão. Lionel Messi e os outros jogadores do seu time tiveram a posse de bola por 58% do tempo, contra 42% do grupo liderado por Didier Deschamps.
A França iniciou o jogo sob pressão e o domínio sul-americano se firmou quando, aos 24 minutos, Messi cobrou o pênalti sofrido por Di María. E não levou muito tempo para que a seleção francesa se envolvesse completamente com o futebol poderoso da Argentina. Aos 35 minutos, Di María fez um gol de placa e chorou.
Contra-ataque de manual da Argentina, com direito a toque de classe de Messi e um lindo gol de Di Maria! #ARG amplia na decisão!! #CopaDoMundoFIFA pic.twitter.com/GtDJuUTLql
— Copa do Mundo FIFA ? (@fifaworldcup_pt) December 18, 2022
Didier Deschamps promoveu duas mudanças aos 40 minutos enquanto os europeus se defendiam. Dembelé, o responsável pelo pênalti em Di María, e Giroud deixaram o campo. Já Kolo Muani e Thuram foram as substituições.
Segundo tempo
A França apresentou uma postura diferente no segundo tempo. Parecia que os jogadores tinham mais vontade, apesar de ainda cometerem alguns dos mesmos erros de passe do primeiro tempo. Parece que, finalmente, compreenderam que se tratava de uma partida de futebol com o título em jogo.
A Argentina assustou os franceses no começo, mas permitiu que eles controlassem a bola na segunda etapa. Além disso, os franceses pareciam mais dispostos, enquanto os argentinos demonstravam cansaço.
A seleção francesa marcou pela primeira vez aos 22 minutos do 2º tempo. Mbappé, que estava sumido, apareceu na “zona de perigo” aos 25.
TEMOS UM JOGO!
De pênalti, Mbappé diminuiu para a #FRA e recolocou fogo na partida #CopaDoMundoFIFA
— Copa do Mundo FIFA ? (@fifaworldcup_pt) December 18, 2022
Do mesmo jeito que o primeiro gol argentino foi marcado em uma cobrança de falta, a reação francesa seguiu o mesmo caminho. Kolo Muani foi derrubado por Otamendi dentro da área aos 33 minutos. Mbappé cobrou e mandou no canto direito do goleiro Emiliano Martínez, que quase pegou a bola.
Temos um jogo! Com a diminuição da vantagem sul-americana, era de se esperar que a partida fosse mais acirrada. Mesmo os franceses mais otimistas não acreditavam que a reação seria tão rápida.
Aproveitando-se de uma oportunidade rápida, Mbappé finalizou aos 36 minutos, em uma jogada que iniciou no meio-campo, quando Coman desarmou Messi. Na jogada entre Mbappé e Thuram, Kylian finalizou com um chute forte e igualou o placar.
Craque decisivo!!!! #FRA
Um golaço de Mbappé pra deixar tudo igual na Final da #CopaDoMundoFIFA
— Copa do Mundo FIFA ? (@fifaworldcup_pt) December 18, 2022
A briga pela artilharia ficou mais acirrada quando o francês marcou o segundo gol, chegando a sete, ultrapassando Messi, que marcou seis.
Prorrogação e gol da Argentina
Empatadas por 2-2 no tempo regulamentar, as seleções iniciaram a prorrogação. A França começou a prorrogação bem, mas a Argentina logo colocou pressão.
Thuram teve uma boa oportunidade aos 8 minutos, mas acabou sem a bola. Lautaro teve a oportunidade de dar o título para os argentinos aos 14 minutos, mas a zaga francesa retirou, com Varane tirando de cabeça.
Messi, na segunda metade do jogo, conseguiu marcar um gol e colocar a Argentina à frente.
Mbappé, cobrando pênalti, empata o placar.
Tudo estava bem. Aos 10 minutos, a bola atingiu o braço de Montiel e, imediatamente, o árbitro marcou uma penalidade para os franceses.
Mbappé, mais uma vez, assumiu a responsabilidade e igualou o placar em 3-3.
Mbappé!!!! A #FRA empatou de novo!!
A melhor final de #CopaDoMundoFIFA de todos os tempos??? Que jogo emocionante! pic.twitter.com/1QuDcRkZtn
— Copa do Mundo FIFA ? (@fifaworldcup_pt) December 18, 2022
Disputa de pênaltis
A partida terminou com a disputa de pênaltis. Mbappé marcou, Messi também.
Coman, da França, errou. Dybala, o segundo argentino, acertou. Tchouaméni errou e Paredes acertou o terceiro pênalti.
Kolo Muani acertou na quarta cobrança. A Argentina marcou o quarto gol e conquistou o título de tricampeã.