Na próxima terça-feira, 17 de outubro, o asteroide 2024 ON, classificado como “potencialmente perigoso”, realizará uma passagem próxima à Terra. Com um diâmetro estimado entre 220 e 480 metros, o asteroide se moverá a 31.933 km/h, cerca de 26 vezes a velocidade do som, conforme informações da NASA.
O objeto espacial deve passar a cerca de um milhão de quilômetros de distância, o que equivale a 2,6 vezes a distância média entre a Terra e a Lua. Embora essa distância seja considerada relativamente segura, a NASA classifica qualquer objeto que se aproxime a 193 milhões de quilômetros da Terra como “objeto próximo à Terra”.
Embora o 2024 ON não represente uma ameaça de impacto mortal, a NASA alerta que um impacto poderia ter consequências sérias. Um exemplo notável é a explosão de um meteoro em 2013, que liberou energia equivalente a 400 a 500 quilotons de TNT em Chelyabinsk, na Rússia, ferindo muitas pessoas.
A transmissão ao vivo do Projeto Telescópio Virtual, que permitirá acompanhar o evento, começará às 16h30 (horário de Brasília) no dia da passagem.