Asteroide 2025 AC passa próximo à Terra sem riscos

Asteroide 2025 AC se aproxima da Terra a 140 mil km, sem risco de colisão.

Representação artística de um asteroide passando mais próximo da Terra do que aLua. Créditos: trialhuni - Shutterstock / Edição: Olhar Digital

No dia 2 de janeiro, o asteroide 2025 AC fará uma passagem próxima à Terra, a uma distância de cerca de 140 mil quilômetros, o que representa aproximadamente 36% da distância média até a Lua.

Apesar de ser uma aproximação significativa no contexto astronômico, não há risco de colisão. O asteroide, que mede entre 4 e 9,3 metros de diâmetro, será avistado em seu ponto mais próximo às 19h36, pelo horário de Brasília.

Esta foi a primeira detecção de um asteroide em 2025 que se aproxima mais da Terra do que da Lua. Astrônomos do Virtual Telescope Project, um serviço do Observatório Astronômico Bellatrix em Roma, descobriram o corpo celeste no dia 1º de janeiro e capturaram imagens quando ele estava a cerca de 150 mil quilômetros do nosso planeta.

Gianluca Masi, responsável pelo projeto, mencionou que as imagens mostram o asteroide como um ponto brilhante, enquanto as estrelas aparecem com rastros luminosos devido ao rápido movimento do asteroide.

O 2025 AC é classificado como um Objeto Próximo da Terra (NEO), um grupo que inclui asteroides e cometas que chegam a menos de 45 milhões de quilômetros da Terra. Embora a chance de impacto seja muito baixa, os cientistas monitoram esses corpos para qualquer mudança nas suas trajetórias que possam representar perigo.