AstraZeneca suspende globalmente vacina Vaxzevria contra Covid-19

AstraZeneca retira globalmente sua vacina contra Covid-19, Vaxzevria, apesar de salvar mais de 6 milhões de vidas.

Vaxzevria

A AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, retirou de forma definitiva sua vacina Vaxzevria contra a Covid-19 do mercado global. A partir de agora, a decisão afeta todos os países que haviam anteriormente aprovado o uso do imunizante, exceto os Estados Unidos, onde a vacina não havia sido aprovada pela FDA (Food and Drug Administration).

Esta ação segue um pedido inicial feito pela empresa na União Europeia em 5 de março para uma retirada voluntária. Segundo informações do jornal The Thelegraph, a farmacêutica pretende estender esta solicitação aos demais países nos meses seguintes. A medida implica que a vacina Vaxzevria não será mais uma opção disponível para imunização contra o coronavírus, o qual, estima-se, teve um papel fundamental em salvar mais de seis milhões de vidas.

Em relação aos efeitos adversos, o imunizante Vaxzevria foi associado a casos muito raros de trombose combinada com trombocitopenia, uma condição séria que pode ser fatal. No Reino Unido, 51 pessoas que receberam esta vacina relataram ter desenvolvido essa complicação e estão atualmente processando a AstraZeneca.

A expectativa, conforme declarado por Cavaleri, é que todas as vacinas que se direcionam unicamente à cepa original do SARS-CoV-2, conhecidas como monovalentes, sejam gradualmente retiradas do mercado.