Ataque Cibernético Bloqueou 600 Mil Roteadores no Centro-Oeste dos EUA

Ataque cibernético desativou 600 mil roteadores no Centro-Oeste dos EUA em outubro passado; empresa visada pode ser Windstream, alerta pesquisa.

Texto

De acordo com uma nova pesquisa realizada pelo laboratório Black Lotus, um incidente registrado entre 25 e 27 de outubro do ano passado, que resultou na desativação de mais de 600 mil roteadores de Internet em diversos estados da região Centro-Oeste dos Estados Unidos, foi provocado por um ataque cibernético.

Embora centenas de milhares de roteadores tenham sido afetados, esse incidente não foi divulgado na época. A investigação não especificou a empresa-alvo, mas segundo a Reuters, cruzando referências de interrupções de Internet relatadas durante o mesmo período, a Windstream, uma provedora de serviços de Internet com sede em Arkansas, foi provavelmente o alvo desse ataque.

A pesquisa do Black Lotus foi motivada por reclamações recorrentes nas redes sociais sobre quedas de sinal e detectores de interrupções em modelos específicos de roteadores, especialmente os ActionTec T3200 e ActionTec T3260.

Diante desse cenário, o Black Lotus recomenda que as organizações protejam seus dispositivos de gerenciamento e evitem vulnerabilidades básicas de segurança, como o uso de senhas padrão. Os consumidores também são incentivados a ficarem atentos e realizarem atualizações regulares de segurança.