Aumento na busca por cidadania italiana em meio aos 150 anos de imigração

Demanda por cidadania italiana cresce no Brasil durante pandemia; processo é burocrático.

(Imagem: Priscila Vieira Pichani/Shutterstock)

A imigração italiana completará 150 anos no Brasil em 2024, e desde a pandemia, a procura por cidadanias estrangeiras, especialmente a italiana, aumentou significativamente. Segundo a Embaixada Italiana, cerca de 30 milhões de brasileiros têm ascendência italiana.

Embora todos os brasileiros com algum grau de descendência italiana possam solicitar a cidadania, o processo não é simples. É marcado por burocracia, complexidade e demora. Matheus Reis, CEO da Io.Gringo, empresa especializada em cidadania portuguesa e italiana, alerta contra o uso de “casas temporárias” para obter a chamada cidadania administrativa, enfatizando os riscos envolvidos.

“Nesses casos, os clientes são atraídos pela promessa de um processo simplificado, sem serem informados sobre o risco da negação da cidadania”, explica Reis.

Reis também compartilhou algumas dicas para facilitar o processo de obtenção da cidadania italiana, ressaltando a importância de buscar informações de fontes confiáveis e de estar preparado para um processo longo e detalhado.