Avalanche submarina na costa da África revela mistérios geológicos

Cerca de 60 mil anos atrás, uma avalanche submarina na costa da África deslocou 162 km³ de sedimentos, alterando o Cânion de Agadir.

Erosão externa que causou esse grande volume é uma das várias pesquisasrealizadas acima do deslizamento submarino (Imagem: Alvov/Shutterstock)

Cerca de 60 mil anos atrás, uma colossal avalanche submarina ocorreu na costa noroeste da África, especificamente no Cânion de Agadir, um dos maiores do mundo. Aproximadamente 1,5 km³ de sedimentos se deslocaram por uma extensão de 450 km, resultando em um aumento de cem vezes no tamanho do cânion e movendo um total impressionante de 162 km³ de material.

O Bed 5, embora não seja o maior deslizamento submarino da história, possui características únicas, já que todo o material foi deslocado de uma só vez, diferentemente de outros eventos que ocorrem em etapas. Dr. James Hunt, do National Oceanography Centre, explica que o fenômeno transforma uma massa sólida em um fluxo diluído, o que pode nos ensinar sobre processos geológicos atuais.