A Bahia registrou a oitava morte por dengue este ano, conforme anunciado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) nesta sexta-feira (1). A vítima recente foi uma mulher de 29 anos residente em Barra do Choça, localizada na região oeste do estado. A secretária da Saúde, Roberta Santana, expressou sua preocupação com a escalada dos casos desde o final do último ano, destacando um aumento significativo na incidência da doença.
Este anúncio segue a confirmação de outras duas mortes na quinta-feira, com casos localizados em Feira de Santana e Vitória da Conquista, cidades que atualmente enfrentam uma situação epidêmica de dengue. O total de municípios baianos em situação epidêmica chegou a 64, refletindo a gravidade do surto no estado.
As demais vítimas fatais da doença neste ano foram registradas em diferentes localidades, incluindo uma morte em Irecê, uma em Ibiassucê, duas em Jacaraci e uma em Piripá. Além das mortes, a Sesab informou que, até a última semana, foram registrados 16.771 casos prováveis de dengue em todo o estado em 2024, evidenciando uma situação alarmante que requer atenção e medidas efetivas de controle e prevenção.