Dados recentes divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) indicam que a Bahia ocupa a terceira posição entre os estados com o maior número de celulares bloqueados através do programa ‘Celular Seguro’, implementado pelo governo federal. O estado registrou 833 ocorrências de bloqueio, ficando atrás de São Paulo, com 3.007 registros, e do Rio de Janeiro, com 1.410.
Esses números fazem parte de um levantamento que considerou os registros até as 10h desta segunda-feira, 15. No total, o Brasil registrou 11.416 alertas de bloqueio desde a criação do programa em dezembro de 2023. O ‘Celular Seguro‘ tem como objetivo oferecer uma camada adicional de proteção aos usuários de telefonia móvel, visando desestimular o roubo ou furto de aparelhos.
O secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, destacou a importância do programa. Segundo ele, ao tornar um aparelho inútil para revenda e bloquear os acessos de aplicativos digitais, o interesse pelo roubo ou furto de telefones é significativamente reduzido. Desde o início do programa, 1.197.171 usuários se cadastraram, com 923.107 telefones inseridos no sistema. Além disso, o número de pessoas de confiança cadastradas alcançou 853.865.