Bahia oferece 1.624 vagas temporárias para profissionais da educação em diversas cidades

Governo da Bahia lança seleção com 1.624 vagas temporárias para educadores. Inscrições vão de 12 de setembro a 2 de outubro, com provas em novembro.

Reprodução/ RH Bahia

O Governo da Bahia abriu 1.624 vagas temporárias para profissionais da educação por meio de um processo seletivo, conforme publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (6). As inscrições para o processo seletivo começam no dia 12 de setembro e se encerram no dia 2 de outubro, podendo ser realizadas exclusivamente pela internet.

As vagas estão distribuídas por diversas cidades, incluindo grandes centros urbanos como Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus, além de municípios do interior, como Serrinha, Guanambi e Teixeira de Freitas. Todos os profissionais serão contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), com jornadas de trabalho que variam de 20h a 30h semanais. O contrato inicial terá validade de 36 meses, com possibilidade de renovação por igual período.

O processo seletivo abrange cinco áreas distintas da educação, todas voltadas para o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais. Abaixo, estão os detalhes de cada função oferecida:

  • Cuidador educacional: 509 vagas. Esses profissionais trabalharão diretamente no apoio a alunos com deficiências ou necessidades especiais, garantindo a assistência necessária durante 30 horas semanais.
  • Intérprete de Libras: Para 173 vagas, com jornada de 20 horas semanais, os intérpretes auxiliarão na tradução de conteúdos e na comunicação para alunos surdos.
  • Instrutor de Libras: Com 78 vagas, os instrutores de Libras ensinarão a Língua Brasileira de Sinais para alunos e outros profissionais da escola, com carga horária de 20 horas por semana.
  • Brailista: 101 vagas estão destinadas a brailistas, que trabalharão na adaptação de materiais em braile para alunos com deficiência visual. A carga horária é de 20 horas semanais.
  • Técnico de Atendimento Educacional Especializado (AEE): A função com o maior número de vagas, 763, os técnicos de AEE serão responsáveis por garantir que os alunos com necessidades especiais recebam o atendimento especializado adequado. A carga horária é de 20 horas semanais.

As provas objetivas, previstas para o dia 17 de novembro, serão realizadas em 27 cidades baianas, como Alagoinhas, Juazeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, proporcionando uma cobertura estadual para os candidatos.