Em um cenário de retomada do setor de turismo e deslocamentos, a Bahia se destaca. As viagens de ônibus e caronas no estado aumentaram 201% no primeiro trimestre de 2023, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional de 116%.
Os dados, fornecidos pela empresa BlaBlaCar, mostram ainda um aumento de 92% nas caronas, novamente acima da média nacional, que foi de 49%. A Bahia é o 8º estado mais representativo para a BlaBlaCar, com cerca de 90 mil usuários no universo de 15 milhões de usuários no país.
O perfil do usuário Baiano na BlaBlaCar
Com idade média de 33 anos e uma divisão quase igualitária entre homens e mulheres entre os passageiros, o perfil do usuário da BlaBlaCar na Bahia se destaca. Por outro lado, quando se trata de motoristas, a predominância é masculina: 76% contra 24% de mulheres.
As principais rotas destacam-se entre a capital e o interior no agreste baiano, incluindo Salvador-Feira de Santana; Salvador-Aracaju; Salvador-Vitória da Conquista; e Salvador-Alagoinhas. Esses trajetos são frequentemente feitos por usuários que trabalham na capital e têm família na região. Além dessas rotas, também se destacam viagens de longa distância, como São Paulo e Maceió.
A experiência de compartilhar a viagem
Fábio Cairo, personal trainer que constantemente viaja para Feira de Santana, onde moram sua esposa e filha, compartilha sua experiência com o serviço de caronas. “Meu primo me indicou e comecei a usar. Serve como companhia para a viagem, além da ajuda no custo com a gasolina. Acabamos fazendo amizades e o tempo passa mais rápido”, conta.
Para oferecer ou pegar caronas, é necessário fazer um cadastro no site ou no aplicativo da plataforma, que não cobra pelo serviço. O pagamento é feito diretamente ao motorista, sem intermediação da empresa, e o preço é definido pelo motorista, sem exceder o limite estabelecido pela BlaBlaCar.
A ascensão da BlaBlaCar na Bahia
A BlaBlaCar, que chegou ao Brasil em 2015, atualmente conta com 20 empresas de ônibus regulares na região Nordeste, cobrindo quase 2 mil rotas. Tatiana Mattos, CEO da empresa no país, comenta sobre o sólido crescimento das viagens na região: “Ainda vemos muito espaço para crescer porque grande parte dos baianos ainda compra nos guichês”.
A Agerba estima que mais de 165 mil passageiros vão embarcar pelo Terminal Rodoviário de Salvador no feriado de São João deste ano, com o pico de movimento de embarque acima de 42 mil passageiros previsto para o dia 23 de junho.
A tendência de aumento no uso de plataformas digitais como a BlaBlaCar, reflete a mudança no comportamento dos consumidores que buscam por soluções mais práticas e econômicas para suas necessidades de deslocamento. A plataforma surge como um facilitador nesse cenário, promovendo não só a economia compartilhada, mas também a interação e troca de experiências entre os usuários.
Benefícios ambientais e sociais das caronas
Outro aspecto relevante do aumento das caronas e viagens de ônibus na Bahia é a contribuição para a diminuição da emissão de poluentes. Ao compartilhar uma viagem, seja de carro ou ônibus, diminui-se a quantidade de veículos nas estradas, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a prática incentiva a interação social e a solidariedade, já que permite dividir os custos da viagem.
Além de promover uma experiência única de viagem, a BlaBlaCar ainda contribui com a economia local ao conectar passageiros e motoristas de diferentes regiões do estado, facilitando o acesso a cidades do interior e ampliando as possibilidades de turismo.
Portanto, prepare-se para o futuro da mobilidade – ele já chegou à Bahia!