Barragens do Rio São Francisco receberão novo sistema de alerta

O sistema 'Defesa Civil Alerta' será implementado em 21 barragens do Rio São Francisco para prevenir desastres e proteger comunidades.

Foto: Adalberto Marques

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional anunciou a implantação de um novo sistema de alerta em 21 das 27 barragens que compõem o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Batizado de “Defesa Civil Alerta“, o sistema tem como objetivo principal a prevenção de desastres, reforçando a segurança das comunidades que vivem nas proximidades das barragens.

A tecnologia empregada utilizará a rede de telefonia celular para enviar alertas de risco diretamente às populações locais, sem a necessidade de cadastro prévio. Isso garante que todos os moradores das áreas de risco recebam as notificações, ampliando a proteção, especialmente em estados como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Além das barragens do PISF, há planos de expandir o uso do sistema para outras barragens sob a gestão de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Agência Nacional das Águas (ANA) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).