Bluesky cresce rapidamente no Brasil após bloqueio do X

Bluesky, plataforma de Jack Dorsey, cresce rapidamente no Brasil com mais de 2 milhões de novos usuários em poucos dias.

Rede social de ex-Twitter estourou no Brasil na última semana (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Bluesky cresce rapidamente no Brasil após bloqueio do X

A interrupção do X no Brasil levou muitos usuários a buscarem novas plataformas, com o Bluesky, criado por Jack Dorsey em 2022, ganhando destaque. Nos primeiros dias de setembro, a rede social registrou um aumento de um milhão de novos usuários em apenas três dias, e no dia seguinte, esse número dobrou, tornando o Brasil o país com a maior quantidade de usuários do Bluesky.

Rose Wang, COO da plataforma, revelou em entrevista ao Olhar Digital que, no último fim de semana, mais de dois milhões de novas contas foram criadas, muitas delas por brasileiros. Ela observou que os usuários brasileiros foram alguns dos primeiros a se juntar ao Bluesky, incluindo uma comunidade de fãs de Taylor Swift.

A plataforma já está disponível em português e planeja adicionar novos recursos, como vídeos e trending topics, em breve. “Estamos trabalhando para oferecer vídeos na próxima grande atualização”, disse Wang.

O Bluesky foi concebido para criadores de conteúdo, permitindo que eles construam suas audiências sem se preocupar com algoritmos. “No Bluesky, você é dono da sua relação com sua audiência”, ressaltou a COO.

Além disso, a plataforma foi desenvolvida em um sistema aberto, permitindo que desenvolvedores criem jogos e aplicativos. Wang também comentou sobre a importância de combater fake news em ano eleitoral, garantindo que usuários poderão reportar desinformações e que a plataforma tomará medidas para preservar a integridade das eleições.