Brasil envia ajuda humanitária à faixa de Gaza e repatria brasileiros na região

O governo brasileiro mobilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) em uma missão humanitária com destino a Tel-Aviv (Israel). Além de repatriar brasileiros que se encontram em situação de risco na região, a aeronave também transporta suprimentos médicos e purificadores de água para as vítimas dos recentes ataques na Faixa de Gaza.

Primeira parada: Roma

Segundo informações do governo, o avião KC-30 (Airbus A330 200) decolou do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na tarde da última segunda-feira. A aeronave fará uma parada em Roma (Itália) para descarregar os suprimentos. Posteriormente, esses serão encaminhados ao Egito antes de chegarem ao seu destino final. As informações são do Portal ChicoSabeTudo.

Ação conjunta

Esta missão é uma ação coordenada entre a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, a empresa PWTech e conta com o apoio do Ministério da Saúde.

Suprimentos enviados

O Brasil está enviando 40 purificadores de água, capazes de produzir até 5.760 litros de água pura diariamente, beneficiando até 13,5 mil pessoas. Além disso, dois kits de medicamentos e insumos de saúde foram incluídos na carga. Cada kit contém 48 itens, totalizando 267 kg de materiais essenciais, como antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras.

Crise humanitária em Gaza

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a grave situação nos hospitais de Gaza, que enfrentam uma forte escassez de suprimentos médicos, falta de energia elétrica e água. Aproximadamente 95% da população da Faixa de Gaza está sem acesso à água potável, intensificando a necessidade de ações humanitárias urgentes.