O Brasil enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue, com 1.601 mortes confirmadas em 2024, de acordo com o Ministério da Saúde. Além dessas, outras 2.000 mortes estão sob investigação, elevando o número total para cerca de 3.600 casos confirmados ou suspeitos de dengue.
Os estados mais afetados
Os estados que mais sofrem com a dengue são:
- Distrito Federal
- Minas Gerais
- Paraná
- Espírito Santo
- Goiás
- Santa Catarina
- São Paulo
- Rio de Janeiro
Por outro lado, Roraima, Ceará, Maranhão, Sergipe e Alagoas apresentam os menores índices de casos.
Mudanças na letalidade da doença
Apesar do crescimento no número de casos, a letalidade da dengue teve uma redução. Em 2023, a letalidade em casos graves foi de 4,83%, enquanto em 2024, caiu para 4,35%.
Ações do Ministério da Saúde
Em resposta à crise, a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu expandir as faixas etárias elegíveis para a vacinação contra a dengue, uma medida que se aplica ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A partir de agora, as vacinas que estiverem próximas ao vencimento, com validade até 30 de abril, podem ser administradas em pessoas de 4 a 59 anos. Os critérios específicos para a aplicação dessas vacinas serão determinados por cada município.
Este esforço para combater a disseminação da dengue e reduzir o número de mortes é crucial, dada a situação atual. As autoridades continuam a monitorar e responder ao avanço da doença.