Caminhão elétrico da Tesla pega fogo na Califórnia e gera debate sobre segurança

Caminhão elétrico da Tesla pega fogo na Califórnia, gerando discussões sobre segurança e desafios no combate a incêndios de baterias de íons de lítio.

Imagem: Kittyfly/Shutterstock

Um caminhão elétrico da Tesla pegou fogo na Califórnia, levantando questões sobre a segurança dos veículos elétricos e os desafios associados à sua adoção. O episódio ocorreu na última segunda-feira, 19 de agosto, próximo à fronteira com Nevada e causou grandes interrupções no tráfego, com estradas fechadas por quase 16 horas.

O caminhão, que colidiu com um grupo de árvores, gerou um incêndio que evidenciou as dificuldades de combate a chamas provocadas por baterias de íons de lítio. Para controlar o fogo, equipes de emergência utilizaram milhares de galões de água a fim de resfriar a bateria até que as células se apagassem.

A Patrulha Rodoviária da Califórnia informou que o motorista, que conseguiu sair do veículo, foi transportado para um hospital. As autoridades estão investigando o acidente, incluindo a possibilidade de que o motorista adormecesse ao volante. Em resposta ao ocorrido, legisladores republicanos da Califórnia pediram ao governador Gavin Newsom que reconsiderasse a implementação de um mandato para a adoção de veículos totalmente elétricos para caminhões.

O estado é um dos líderes na compra de veículos elétricos e vê nos caminhões elétricos uma oportunidade de reduzir a emissão de carbono no transporte. Contudo, o recente acidente trouxe à tona preocupações sobre a infraestrutura e os planos para lidar com incêndios envolvendo esses veículos.

Vale mencionar que a Tesla utiliza caminhões elétricos para transportar baterias, mas no momento do acidente, o veículo não estava puxando um trailer, o que sugere que o fogo teve origem nas próprias baterias do caminhão. Este incidente não é isolado; em 2022, um fogo em baterias de armazenamento da empresa em uma concessionária local resultou em outro fechamento de rodovia. A investigação sobre as causas do acidente continua em andamento.