Carro popular volta a ser uma opção acessível ao consumidor; entenda

O carro popular foi uma categoria de veículo que marcou a história do mercado automotivo brasileiro, com a oferta de veículos mais acessíveis para os consumidores. Essa categoria de carros teve um grande sucesso no passado, principalmente nos anos 1990, quando o governo Itamar Franco reduziu o IPI, aumentando as vendas de carros populares no país.

Porém, ao longo dos anos, essa categoria de veículos perdeu espaço para os populares premium, como o Volkswagen Polo, Fiat Argo e Chevrolet Onix, e os carros populares foram ficando cada vez mais caros, tornando-se menos acessíveis para muitos consumidores.

Mas uma boa notícia é que existe um movimento ganhando força para trazer de volta a ideia do carro popular para aquecer as vendas. A iniciativa está em discussão no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e a proposta é de carros novos a partir de R$ 50 mil, com motor 1.0 e movidos somente a etanol, considerado um combustível mais verde que a gasolina.

No entanto, o preço não será tão atrativo quanto no passado. Para voltar a reduzir os preços, o plano do governo é adotar a mesma estratégia do passado, ou seja, reduzir tributos. A ideia é oferecer um carro popular moderno, com itens de segurança e tecnologia mais avançados do que os modelos do passado.

O presidente da Stellantis, Antonio Filosa, é a favor da volta do carro popular, mas defende que a categoria não pode abrir mão de itens de segurança para cortar custos. Ele citou como exemplo de popular moderno o compacto elétrico Citroën Ami, um microcarro vendido na Europa.

Embora ainda esteja em discussão, a volta do carro popular pode ser uma ótima notícia para os consumidores que buscam um carro novo mais acessível. No entanto, é importante ficar atento às novidades e aos preços praticados no mercado, para escolher a melhor opção para o seu perfil e orçamento.