Casos de febre do Oropouche aumentam na Bahia, com 916 registros em 58 municípios

Bahia registra 916 casos de febre do Oropouche em agosto, com 58 municípios afetados e 17 casos notificados em Salvador, segundo Lacen.

Lauren Bishop/CDC/Divulgação

O estado da Bahia registrou um novo aumento nos casos de Febre do Oropouche, de acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Até a última segunda-feira (5), o estado contava com 851 casos da doença. No entanto, na quinta-feira (8), o número subiu para 916.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que a enfermidade foi detectada em 58 municípios baianos em agosto, uma redução de um município em comparação aos números de julho. Ilhéus lidera o ranking de casos confirmados, com 113 registros, seguido por Amargosa (84), Gandu (82), Jaguaripe (76) e Teolândia (43).

Na capital, Salvador, 17 casos da Febre do Oropouche foram notificados. Em julho deste ano, a Bahia também registrou a segunda morte pela doença. A vítima foi uma jovem de 21 anos, moradora de Camamu, no baixo sul da Bahia. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que o óbito, ocorrido em maio, foi oficialmente relacionado à Febre do Oropouche após a realização de exames que determinaram a causa da morte.