Cheetos deixados em caverna nos EUA geram alerta sobre poluição ambiental

Pacote de Cheetos deixado nas Cavernas de Carlsbad provoca poluição e ação rápida de agentes florestais.

Caverna já teve problemas no passado (Imagem: Divulgação/Serviço Nacional de Parques)

Um pacote de Cheetos deixado por um visitante nas Cavernas de Carlsbad, no Novo México, gerou preocupações sobre a poluição em um ecossistema vulnerável. O incidente ocorreu na Big Room, a maior câmara de caverna da América do Norte, que exige uma caminhada de aproximadamente uma hora para ser acessada.

O Serviço Nacional de Parques (NPS) informou que o ambiente úmido e o salgadinho deixado criaram um cenário propício para a proliferação de micróbios e insetos. Em uma postagem no Facebook, o NPS alertou sobre os perigos desse ato: “O milho processado, amolecido pela umidade da caverna, formou o ambiente perfeito para hospedar vida microbiana e fungos.”

Para mitigar os danos, agentes florestais dedicaram 20 minutos à remoção do pacote de Cheetos e do mofo que se instalou na área, com o objetivo de preservar a integridade do ecossistema.

Impacto humano em cavernas

As cavernas são ecossistemas delicados e isolados, e qualquer interferência externa pode perturbar seu equilíbrio. O caso das Cavernas de Carlsbad não é isolado; outras cavernas, como a de Lascaux na França, também sofreram com a ação humana, levando a danos irreparáveis.