Cidade baiana tem a maior temperatura do Brasil nas últimas 24 horas

Riscos de incêndios florestais aumentam.

Ibotirama, uma cidade no oeste da Bahia, registrou a temperatura mais alta do Brasil nas últimas 24 horas, com termômetros marcando 40,8ºC no domingo, 8 de outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelou que a sensação térmica chegou a quase 42ºC.

Além de Ibotirama, outras duas cidades baianas também se destacaram no ranking das 10 cidades mais quentes do Brasil no domingo. Formosa do Rio Preto e Bom Jesus da Lapa, ambas na região oeste, registraram temperaturas de 40,2ºC.

Segundo o Inmet, os próximos dias prometem manter a cidade sob calor intenso. As temperaturas máximas ficarão entre 39ºC e 40ºC, com a possibilidade de alcançar 41ºC na sexta-feira, 13 de outubro.

O calor excessivo traz outros desafios para os moradores da região. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, aumentando os riscos à saúde e exacerbando o problema dos incêndios florestais.

Para minimizar os efeitos do calor, o Inmet recomenda a ingestão de bastante líquido, evitando desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.