Cientistas registram ovulação em vídeo pela primeira vez

Pesquisadores da Sociedade Max Planck captaram o processo de ovulação em vídeo pela primeira vez, revelando três fases distintas no processo.

Folículo em processo de ovulação (Imagem: Max Planck/ Reprodução)

Uma equipe de pesquisadores da Sociedade Max Planck, em Munique, Alemanha, fez história ao registrar o processo de ovulação em tempo real. Este feito inédito foi publicado na revista Nature Cell Biology e revela o comportamento dos folículos ovarianos em camundongos.

De acordo com Melina Schuh, diretora do Max Planck, o processo envolve três fases distintas: expansão, contração e, finalmente, liberação do óvulo. Os folículos, que são estruturas repletas de líquido que armazenam os óvulos, amadurecem entre 15 a 30 óvulos por ciclo menstrual. Após a ovulação, se o óvulo for fertilizado, ele se desloca para o útero, onde pode se implantar e desenvolver em um embrião.

Se não houver fertilização, os óvulos não utilizados são absorvidos pelo corpo. A pesquisa destacou a complexidade do processo, que é regulado por uma série de hormônios, tornando o entendimento completo um desafio.