Muitos filmes atualmente aclamados tiveram um início difícil, enfrentando críticas negativas, baixa bilheteria e salas de cinema vazias em suas estreias. Filmes como “Clube da Luta,” “Um Sonho de Liberdade” e “Donnie Darko” não atingiram sucesso imediato, apesar de hoje serem amplamente apreciados.
Esses títulos podem ser hoje vistos como obras-primas do cinema, mas quando lançados não conquistaram o mesmo apreço do público. Diversos fatores contribuíram para esses fracassos iniciais, desde problemas de concorrência até falhas nas estratégias de marketing.
Um exemplo vívido disso é o aclamado “Um Sonho de Liberdade” de 1994, dirigido por Frank Darabont. Apesar de ser um dos filmes mais bem avaliados no IMDb, com uma nota de 9.3, e ter uma aprovação de 91% no Rotten Tomatoes, o filme não teve a mesma recepção calorosa em seu lançamento. Hoje, é elogiado como uma obra-prima pela direção e atuação, mas na época, o público não estava pronto para sua temática sombria e parada.
“Garota Infernal”, de 2009, também sofreu com uma promoção equivocada, segundo Adam Brody, membro do elenco. A estratégia de marketing, que focou na sensualidade de Megan Fox, fez com que a premissa do filme fosse mal interpretada.
Do mesmo modo, o eterno clássico “Clube da Luta”, de 1999, estrelado por Brad Pitt e Edward Norton, foi considerado sombrio demais para o público à época de seu lançamento inicial, despeito de, com o tempo, ter ganhado a aprovação do público.
Outros filmes que se tornaram sucessos após um início difícil incluem “Donnie Darko”, “Blade Runner”, “O Enigma de Outro Mundo”, “Cidadão Kane”, “O Mágico de Oz”, “O Gigante de Ferro”, e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.
Esses exemplos notáveis de clássicos aclamados que inicialmente fracassaram reforçam que o sucesso de um filme não se mede apenas pelo seu desempenho inicial na bilheteria, mas também por sua capacidade de resistir ao teste do tempo e conquistar o amor do público ao longo dos anos.