Claudia Raia envolvida em polêmica sobre Lei Rouanet e incentivo à cultura no Brasil

A atriz Cláudia Raia foi um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quinta-feira, 19, devido ao envolvimento com a Lei Rouanet, um dos principais alvos dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o Ministério da Cultura, Cláudia teve aproximadamente 5 milhões de reais aprovados para a produção de duas apresentações, “Cláudia Raia – Os Musicais”, com objetivo de pesquisar, montar e temporada de dois espetáculos produzidos e encenados pela atriz.

A ação de contrapartida social será um curso de 40 horas sobre a “prática de artes cênicas e o mercado profissional para atores” oferecido para 1.000 estudantes de escolas e universidades públicas. O projeto foi aprovado, mas ainda não teve a captação de recursos iniciada.

A Lei Rouanet permite que pessoas físicas e jurídicas direcionem parte de recursos que seriam destinados ao pagamento de Imposto de Renda para o setor cultural, permitindo patrocínio por meio de isenção fiscal do IR. O projeto precisa ser aprovado no Ministério da Cultura e passar por várias etapas antes de ser executado.