Caso você tenha enviado sua declaração de Imposto de Renda para o ano-calendário de 2023 e precise modificar os dados bancários para receber a restituição, não se preocupe. É possível alterar as informações durante o processamento da declaração.
O primeiro lote de restituições será liberado em 31/05/2024. Se o seu imposto de renda está com status “em processamento”, “em fila de espera” ou “em análise”, você pode fazer a alteração dos dados bancários.
Mudando os dados bancários
O processo para verificar e alterar os dados bancários é simples. Basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da Receita Federal.
- Vá até o campo “Serviços Mais Acessados” e clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
- Informe seu CPF e senha para acessar a declaração enviada.
- Localize a seção com os dados bancários e clique em “Editar”.
- Digite os novos dados bancários e confirme a alteração.
Se você não possui uma conta bancária, não há problema. Basta deixar os campos relacionados aos dados bancários em branco. Segundo José Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, “deixando o espaço sem preenchimento, esse valor será disponibilizado no Banco do Brasil. Para recebê-lo, o contribuinte deverá ir até a agência indicada pela Receita Federal, portando CPF e RG original em mãos e retirar o valor a que tem direito”.
Certifique-se de fazer a alteração antes que sua declaração seja processada, pois após o envio da restituição, não é possível modificar os dados bancários informados.