Complexo militar do EUA suporta bomba nuclear de 30 megatons

EUA constrói refúgio à prova de bombas nucleares na Montanha Cheyenne, capaz de suportar explosões de até 30 megatons.

bomba nuclear

Durante a assustadora era da Guerra Fria, os EUA e a União Soviética estavam constantemente à beira de um confronto nuclear. Para se protegerem, os Estados Unidos criaram uma fortaleza inimaginável. Esse refúgio, situado no coração da Montanha Cheyenne, Colorado, descansa sob 760 metros de granito sólido. Uma das instalações militares mais protegidas em todo o mundo, essa estrutura encapsula segurança a um outro nível.

O complexo possui portas maciças pesando 23 toneladas cada. Graças à barreira intransponível do granito natural, especialistas acreditam que este bastião possa resistir a uma explosão de uma bomba nuclear impressionante de 30 megatons. Isso sugere que, no auge da tensão global, as pessoas abrigadas aqui poderiam ter sobrevivido ao detonar da temida bomba B41 (também conhecida como Mk-41), uma criação americana desta exata era de incertezas nucleares.

No entanto, paira uma nuvem de mistério sobre o que aconteceria se a ainda mais poderosa Tsar Bomba, de 50 megatons, fosse utilizada. Esta é reconhecida como a arma nuclear mais devastadora já testada. A mera ideia de resistência a tal força permanece como uma questão aberta, um lembrete assombroso do poder que o ser humano é capaz de desencadear.