O Instagram, propriedade da Meta Platforms, pode lançar um concorrente para o Twitter em junho deste ano, de acordo com um slide de apresentação vazado da companhia.
A origem do “Barcelona”
Identificado internamente pelo codinome “P9” ou “Barcelona”, o novo aplicativo do Instagram deve ser focado em publicações de texto curto. Segundo a imagem vazada, divulgada pela jornalista Lia Haberman, o Instagram planeja permitir que os usuários migrem suas contas, incluindo biografia, identificação, seguidores e verificação, para a nova plataforma.
Os usuários podem esperar uma experiência semelhante ao Twitter, com publicações de até 500 caracteres exibidas em um feed contínuo, complementadas com fotos, vídeos e links.
Semelhanças com o Twitter
O visual do “Barcelona” parece fazer um aceno claro ao Twitter. O novo aplicativo tem muitas semelhanças com a popular plataforma de microblogging, de propriedade de Elon Musk, não apenas em seu formato, mas também em sua interface de usuário.
Um recurso notável, detalhado no slide vazado, é a capacidade de controle de moderação. Este recurso permitirá aos usuários “controlar quem pode responder e mencionar sua conta”. Além disso, as contas que foram bloqueadas no Instagram continuarão bloqueadas no novo aplicativo.
Conexão com outras plataformas
Uma característica surpreendente do novo projeto é a possibilidade de descentralização. O slide vazado sugere que o novo aplicativo poderá se conectar a outras plataformas, como Mastodon, provavelmente por meio do protocolo ActivityPub.
“Os usuários desses outros aplicativos poderão pesquisar, seguir e interagir com seu perfil e conteúdo se você tiver público ou privado e aprová-los como seguidores”, afirmou o Instagram no slide vazado.
Ecos de planos anteriores
Apesar do silêncio da Meta, em março a empresa confirmou que estava explorando a ideia de uma rede social baseada em texto. “Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”, disse a companhia na época.
Essa proposta lembra o AT Protocol do Bluesky, que também é uma alternativa ao Twitter e ao Mastodon e promete integrar outras redes sociais que utilizam linguagem de comunicação baseada em código aberto.
Com o suposto lançamento em junho, a especulação sobre o “Barcelona” está apenas começando. O Portal ChicoSabeTudo continuará acompanhando de perto essa história e fornecerá atualizações conforme se tornem disponíveis. Fique ligado!