Os Correios anunciaram que as provas do concurso público da estatal ocorrerão em 15 de dezembro. O edital com as regras do certame será publicado no próximo dia 9 de outubro. O concurso preencherá 3.468 vagas imediatas, sendo 3.099 para nível médio, no cargo de agente de Correios, e 369 para nível superior, para o cargo de analista de Correios. Os salários são de R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, respectivamente.
Além das vagas imediatas, haverá cadastro reserva com 5.344 vagas para agentes e 631 para analistas. A empresa informou que 30% das vagas serão reservadas para pessoas negras e indígenas. O certame será realizado em todo o Brasil, podendo abranger até 306 localidades.
A organização do concurso será realizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O último concurso de âmbito nacional foi em 2011, com 1,1 milhão de inscritos.
As provas para o cargo de agente de Correios serão objetivas, enquanto os candidatos a analista de Correios farão também uma redação. A abertura do concurso atende à demanda por mais profissionais, negociada entre os Correios e as federações de trabalhadores, com o intuito de evitar sobrecarga de trabalho. No entanto, a Federação dos Trabalhadores (Findect) afirma que as vagas não serão suficientes para suprir o déficit de mão de obra na empresa.