Concurso Nacional Unificado registra mais de 100 mil inscrições no primeiro dia

Plataforma de concurso enfrenta instabilidade devido a alta demanda

Na sexta-feira (19), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos reportou que mais de 100 mil candidatos se inscreveram no primeiro dia do Concurso Público Nacional Unificado. As inscrições, que se iniciaram no mesmo dia, permanecerão abertas até 9 de fevereiro.

Durante o dia, a plataforma de inscrições apresentou instabilidade, atribuída à alta demanda de acessos. O ministério informou que o problema foi solucionado no período da tarde.

O concurso tem como objetivo selecionar 6.640 candidatos para atuação em 21 órgãos públicos federais. Um balanço detalhado do primeiro dia de inscrições será divulgado pelo ministério neste sábado (20).

As provas estão agendadas para 5 de maio e serão realizadas em 220 cidades de todo o país, incluindo o Distrito Federal. As taxas de inscrição são estabelecidas em R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para as de nível superior. Candidatos inscritos no CadÚnico, beneficiários de programas como Fies e ProUni, e doadores de medula óssea estão isentos da taxa.

Para o pagamento da taxa de inscrição, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O ministério ressalta a importância da leitura atenta dos editais, visando maximizar as chances dos candidatos alinharem suas trajetórias profissionais e acadêmicas às vagas disponíveis.

Em comunicado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos destacou a finalidade de democratizar o acesso aos cargos federais e proporcionar aos candidatos a oportunidade de alinhar suas vocações com as vagas oferecidas.